segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Diário dos meus cabelos - históriaass (parte1)

        Bem, com as novas mudanças no site, comecei a escrever mais sobre coisas do meu dia-a-dia que eu acho interessante de contar, coisas não muito pessoais, ou sim, não sei. Uma dela é meu cabelo. Meu cabelo é um assunto interessante. Isto porque tem toda uma saga em torno dele, e também porque atualmente ele é castanho + azul + roxo, tentando ser cacheado entre outras coisa. Vou começar pelo histórico dele.
       Eu tenho dezenove anos, e a primeira fase do meu cabelo digamos, foi quando eu tinha uma 2, 5 6 anos, em que ele era cacheadinho, daqueles cachos médios fechados. É uma coisa que eu tento refazer até hoje, porque eu acho tão bonitinho, tão fofo, que penso, porque não? Daí uma amostra da fofura:

Bem mas aí entra uma coisa que eu descobri depois, que muita cacheada sabe e convive como uma louca, e que quando a gente tem pouca idade, acaba se tornando uma verdadeira sacanagem: os cuidados especificos para cuidar de cabelos cacheados são poucos conhecidos para o público em geral. Ou seja, um dia seu cabelo fica meio longo para o cacho se manter só com o creme, e você vê todo mundo penteando e vai pentear também, afinal toda "princesa" pentea os cabelos.
Ledo engano. Meu cabelo continuou ondulado por anos, mas sem uma forma bem definida. Não posso dizer que eu achava feio, porque sinceramente eu me preocupava mais em aprender a ler para ler turma da mônica sem ter que rasgar a revista (não sei porquê, mas a preservação das revistas lá de casa e  a o minha alfabetização tão bem relacionadas) e assistir desenho animado. Hoje vejo que infelizmente meus pais não sabiam _e não era obrigação deles saber na verdade, tinham preocupações mais sérias; de como pentear um cabelo com mais cuidado, de como usar a hidratação  e de evitar que o cabelo fique arrepiado.
E quando o seu cabelo fica cheio de frizz, sem uma forma "definida", qual é a opção primordial que todo mundo te indica para ficar "bonito"?  A escova é claro. E aí entra o parêntesis, que eu acho importante definir: eu não sou contra fazer a escova, e muito menos do que eu vou falar depois, que do alisamento químico. Não sou. Se quiser faz. Mas pelo amor de Deus, não vira para uma menina de sete anos e diz que o cabelo dele é horroroso e que só salva fazendo uma chapinha todos os dias ou fazendo um alisamento que ela não sabe os riscos. Isso não é a mais pura verdade universal, é a sua opinião que pode tá sendo muito bem egoísta, preconceituosa e cruel com  alguém jovem e com a vida toda pela frente _ que vai passar parte dessa vida se torturando um pouquinho por dia porque o cabelo dela é "feio".
Pois bem, iniciei minha epóca de escovas para festas e eventos especiais, porque eu não sabia fazer escova em casa e muito menos minha mãe, que também trabalhava. Ficava lindo, mas já era um trabalho extra para manter. Tinha que fazer touca, correr da chuva. Mas valia o investimento, porque eu recebia elogios. 



Enfim, espero que tenham gostado, este post continua em outros, e já pretendo começar o diário. =)

4 comentários:

  1. Oi Lindona, tudo bem?
    Também não sou contra escova não, mais fala pra uma criança que o cabelo dela é feio é sacanagem :(!!! Minha prima tinha o cabelo todo cachiadinho quando era criança, mais ninguém sabia cuida, e tentaram alisar de qualquer forma, hoje em dia ela faz progressiva, porque de tanto tentarem alisar o cabelo dele, ele não ficou nem liso, nem enrolado.
    Passando aqui pra te convidar a dar uma passadinha no meu também pra conhecer! Ta meio bagunçadinho ainda pois faz pouco tempo que tenho ele, mais aos pouquinhos tudo vai se ajeitando! Eu espero que você goste !
    Um super beijo!

    www.thaizze.com.br
    Facebook
    Youtube

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaizze! Obrigada pro comentar. Realmente isso que eu quis deixar claro no post, pq já vi muitas meninas se sentirem ofendidas com a "onda cacheada", como se fossem obrigadas a usar o cabelo cacheado natural. Não são, a questão nesse caso é mais além que o gosto, é uma imposição egoísta que acontece quando ainda não somos capazes de discernir isso criticamente, na infância.

      Excluir
  2. gostei do blog ,,um feliz 2015 http://estilossimpless.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Maria! Espero que você possa acompanhar os próximos posts =)

      Excluir