quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

O que o resultado do Enem tem a dizer?


    Bem, o resultado do Enem saiu semana passada (mas sua análise profunda só sai mesmo no final do ano e olha que a de 2013 eu ainda não vi), e  o SISU abriu nessa segunda . E hoje eu resolvi trazer este assunto para o blog. Não pude deixar de acompanhar o furor e o desespero em cima da última edição da prova, além das primeiras conclusões possíveis.
  O ENEM desse ano eu não fiz, pois estava mais focada na faculdade e meio sem vontade de passar dois dias fazendo a prova. Acompanhei a preparação de muitos amigos, e pessoalmente achei o tema da redação (publicidade infantil) muito mais simples e debatido do que o de 2013. Basta lembrar que como contexto tivemos a nova lei proposta pelo Conar e combatida pelo Maurício de Sousa pai da Mônica baixinha e dentunça não pera sobre a proibição da propagandas direcionada à crianças, além de grandes "ídolos" em ascensão como a Peppa Pig e a Galinha Pintadinha. Infelizmente também li notícias que só mostram como nosso sistema educacional está doente: escolas públicas e privadas selecionando alunos como melhor desempenho para assim manipular a nota da escola no exame para cima (notícia em: site da folha, infelizmente não achei o link =/ - ATUALIZADO: http://educacao.estadao.com.br/blogs/mateus-prado/campea-do-enem-e-ao-mesmo-tempo-a-escola-1-e-a-escola-569-do-brasil/ )

    Fica claro que a preocupação não é com o aluno e com o que ele aprendeu, e sim em mostrar resultados mirabolantes e extraordinários em troca de algo,seja mais verbas governamentais
ou propagandas que justifiquem mensalidades caras e propagandas em Outdoors.
    Ao ver um querido professor meu do Ensino Médio reclamar das vantagens oferecidas aos alunos de escolas públicas para entrar nas universidades, já que as notas apontam resultados melhores para as escolas federais,não pude deixar de pensar nesta notícia. Ela nos leva à uma conclusão lamentável: esses dados mal servem para nos lastimarmos no Facebook ou para sabermos  se é possível tentar o curso que queremos no SISU, então muito menos para saber se tal escola é melhor ou não e digna de benefícios/ou de se vangloriar por aí de sua qualidade. Não tem como, acabou-se a confiança, infelizmente a prova virou forma de fazer nome. Eu preferi desviar minha atenção para o resultado total, pois qualquer um pode fazer o Enem, desde que esteja cursando ou já tenha concluído o Ensino Médio. E este talvez nos mostre algo assustador: 8,5% dos participantes do exame, zeraram a redação, que sozinha vale um quinto (20%)da prova.Essa porcentagem equivale à 529 mil pessoas, essas agora, vamos à ironia: ninguém fala de onde vieram e o que tem em comum que as levaram nesse surpreendente resultado. Fato engraçado: ninguém quer ser o professor deles.
    Para essas fica a falta de responsabilidade e esforço individual, algo muito valorizado e infelizmente usado par encobrir as deficiências educacionais que assolam nossa sociedade,que como afirma Augusto Cury, forma repetidores de informação e não pensadores.
 

4 comentários:

  1. Eu também não fiz o enem esse ano,
    meu marido fez e se inscreveu no sisu.
    Bjks
    Blog Delírios da Dayse
    Fan Page

    ResponderExcluir
  2. O enem em si nao estava dificil, só a proposta de redação mesmo o que pegou foi o cansaço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simm, apesar de que eu achei o tema de 2014 mais focado que o de 2013. E ele continua sendo uma prova cansativa, não tem jeito.

      Excluir